Ingredientes:
Água; Malte Pilsen orgânico, malte CaraGold, malte de trigo torrado orgânico; Fermento US-05, de origem americana e caráter neutro; Lúpulos Magnum, Columbus, Cascade e Citra.
Extrato original: 16,04 ° P / 1066 SG
Álcool: 6,9 % ABV
Amargor: 58 IBU
Cor: 22 EBC / 11 SRM
Calorias: 190 kcal / 300 ml
Ingredientes orgânicos: 97%
Embalagem: garrafa 300 ml
Descrição Sensorial
Cerveja forte escura tipo India Pale Ale.
O aroma intenso e rico remete a frutas cítricas, como bergamota, frutas vermelhas e maracujá, com notas de caramelo, inicialmente, depois passando a destacar o caramelo e frutas como figos, peras maduras e pêssego em calda. Tudo isso é resultado de adições de lúpulo no final da fervura, além do processo de dry-hopping duplo, com variedades modernas de lúpulos americanos.
O sabor da cerveja apresenta um leve dulçor inicial, devido à base de maltes, conferindo toques sutis de caramelo e nozes, mas seu equilíbrio pende ao amargo, devido à quantidade e variedades de lúpulos utilizados na receita. A combinação de lúpulos nesta receita apresenta sabor frutado, refrescante e amargo, seguindo o aroma e lembrando frutas cítricas como bergamota, frutas vermelhas e maracujá. O final é médio-longo, permanecendo na boca o caráter amargo e frutado.
A coloração da cerveja tem matiz dourada avermelhada, bastante translúcida, podendo apresentar levíssima turbidez. A espuma, de cor marfim, apresenta textura fina e boa formação.
O paladar apresenta carbonatação moderada e corpo médio, provendo uma boa base para a complexidade de aromas e sabores desta cerveja, enriquecendo as qualidades que são adequadas ao estilo.
História e Cultura
O estilo India Pale Ale, ou IPA, teve sua origem na Inglaterra do século 18, quando já se dispunha de meios técnicos de secar o malte sem defumar ou escurecer a cevada, produzindo cervejas claras – pale – a partir do coque – combustível produzido sem combustão, em recipiente fechado. Entre as Pale Ales, as IPAs foram desenvolvidas para resistir às longas viagens da Inglaterra até as Índias, contendo maior teor de álcool e lúpulo, dois conservantes naturais da cerveja. O calor dificultava a produção local de cerveja, mas aguçava a demanda entre os oficiais britânicos instalados na região.
Ao longo do tempo, a cerveja foi ficando mais clara e refrescante. Com o desenvolvimento de variedades americanas de lúpulo, surge a variante American India Pale Ale, com maior teor de álcool e sabor de lúpulo mais pronunciado e frutado.
A receita da Steinhaus se inspira na tradição mundial e nas boas IPAs brasileiras, utiliza grãos orgânicos produzidos pela agricultura familiar, aproximando o consumidor do produtor e diminuindo o impacto ambiental do transporte e dos agrotóxicos.
Serviço
Temperatura ideal: 5 a 8 °C.
Copo: Pint ou Caldereta.
Harmonizar com: Queijos azuis, tipo gorgonzola ou cambozola, comidas fortes e bem temperadas, curry, bolo de cenoura com chocolate.