Ingredientes:
Água; Malte Pilsen orgânico, malte de trigo orgânico, malte CaraAroma; Fermento W-3470, famosa variedade oriunda de Weiheinstefan, sabor limpo e aroma floral. Lúpulos Magnum, Mittelfruh, Cascade e Saaz.
Extrato original: 11,80 ° P / 1048 SG
Álcool: 4,7 % ABV
Amargor: 35 IBU
Cor: 7,5 EBC / 3,8 SRM
Calorias: 128 kcal / 300 ml
Ingredientes orgânicos: 98 %
Embalagem: garrafa 500 ml
Descrição Sensorial
Cerveja clara tipo German Pilsner.
O aroma é bastante floral e cítrico, lembra rosas, hibisco e capim-limão, inicialmente, em função dos lúpulos, e deixa passar, em segundo momento, aroma de pão fresco, característica dos maltes utilizados.
O sabor inicial é levemente doce, lembrando pão e biscoitos, mas logo se percebe a presença do lúpulo, que segue o aroma, e termina com final amargo, assertivo e limpo.
A cerveja é de um tom claro de dourado, com levíssima turbidez, quase translúcida, por não ser filtrada. A espuma, de cor branca, apresenta textura fina e boa formação.
A cerveja tem o corpo bastante leve, seu caráter seco aumenta o frescor e a vontade de tomar mais uma, com a consciência de contribuir para a diminuição do impacto ambiental no planeta, visto que os grãos utilizados são produzidos pela agricultura familiar, de forma cooperativa, sem qualquer tipo de agrotóxico.
História e Cultura
O estilo Pilsner, apesar de muito popular no mundo todo, é um estilo recente na história da cerveja, foi criado na metade do século 19, na República Checa. Sua popularização foi possível graças à invenção da refrigeração, o uso de maltes claros e a difusão dos copos de cristal, tornando possível apreciar a aparência da cerveja, sua cor e turbidez. A origem do fermento Lager, como conhecemos, se deu através do cruzamento de duas variedades: o fermento Ale, usado até então para a maioria das cervejas, com uma variedade de fermento selvagem originária da América do Sul, trazida até a Europa junto com a madeira carregada para a Alemanha. A variedade nova se adaptou a baixas temperaturas, usadas para maturação das cervejas (lagering), produzindo um sabor limpo, que evidenciava o malte e lúpulo utilizados. Com os avanços tecnológicos na produção da cerveja, métodos científicos de controle e sanitização permitiram que o estilo evoluísse e se transformasse no estilo mais popular do mundo.
No Brasil, cervejas de baixa fermentação começaram a ser produzidas no final do século 19, de forma pioneira, na cidade de Feliz – RS. Muitas lagers leves são chamadas de Pilsen hoje em dia, mesmo que sejam aguadas e leves demais, adulterando o estilo original. A German Pilsen Steinhaus se inspira na Pilsen tradicional, com aquele toque local, misturando o sabor delicado dos lúpulos nobres com o melhor potencial dos grãos produzidos pela agricultura familiar brasileira.
Serviço
Temperatura ideal: 3 a 6 °C.
Copo: Tulipa, Pilsen ou Mass (de 1 litro, quando a sede é grande).
Harmonizar com: Queijos Brie, Morbier, peixes e aves, salgados fritos e torta de maçã.