Ingredientes:
Água; Malte Pilsen orgânico, malte de trigo orgânico, aveia orgânica; Fermento T-58, de origem belga e caráter frutado e complexo; Lúpulo alemão Perle; Suco de manga orgânica.
Extrato original: 11,7 ° P / 1047 SG
Álcool: 4,7 % ABV
Amargor: 14 IBU
Cor: 7 EBC / 3,5 SRM
Calorias: 128 kcal / 300 ml
Ingredientes orgânicos: 99 %
Embalagem: garrafa 375 ml
Descrição Sensorial
Cerveja clara tipo Witbier com manga.
Aroma frutado intenso e refrescante, lembra frutas tropicais, maçã, pera e manga, leve aroma maltado envolvente e doce.
O sabor inicial é doce, com caráter cremoso, dando lugar a expressão ácida e refrescante do fermento com a fruta. Complexidade e frescor são os pontos altos desta cerveja. O fermento belga, operando em temperaturas mais baixas, faz destacar a fruta e os maltes. A mistura de sabores ácidos e doces se mantém na boca, com final de média duração.
A coloração da cerveja é amarelo-palha, com significativa turbidez. A espuma densa de cor branca apresenta textura bem fina, com boa formação e retenção.
O paladar apresenta carbonatação alta e corpo médio a seco. A aveia contribui para o caráter cremoso da cerveja, para evitar que fique muito seca, devido à escolha do fermento.
História e Cultura
O estilo Witbier é uma daqueles testemunhos de uma época em que a diversidade cervejeira era bastante grande na Europa, apresentando peculiaridades regionais, antes da popularização dos estilos Pilsen e Pale Ale. Desenvolvido em monastérios ao leste de Bruxelas desde o século XIV, o estilo sofreu declínio em sua produção, em função dos efeitos da crescente globalização, chegando a ser quase extinto nos anos 1960. Resgatado graças à Pierre Celis, da cidade de Hoegaarden, o estilo se popularizou no meio artesanal, servindo de laboratório para os mais ousados cervejeiros, que testam e adicionam combinações de ervas, temperos e frutas em suas criações.
O nome Witbier significa cerveja branca, devido ao brilho leitoso na sua aparência. O estilo original é anterior à época em que o lúpulo se popularizou como o tempero predominante na cerveja, portanto ele é utilizado na receita, apenas para equilíbrio, não se destaca além dos outros ingredientes.
Para aproveitar o grande potencial de produção de frutas orgânicas no Brasil, para as épocas de colheita de manga, a Steinhaus desenvolveu esta cerveja para valorizar a enorme diversidade de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
Serviço
Temperatura ideal: 2 a 5 °C.
Copo: Tumbler, Caldereta ou Cálice grande.
Harmonizar com: Queijos leves, tipo chevre, brie ou muzzarela, saladas e frutos do mar, sushi, sashimi, tsukemono, bolo de limão e gengibre.