Ingredientes:
Água; Malte Pilsen orgânico, malte de trigo orgânico, suco de goiaba orgânico; Fermento Belle Saison, de alta fermentação e origem belga, próprio para Saison. Lúpulos Magnum e Cascade.
Extrato original: 12,33 ° P / 1050 SG
Álcool: 5,5 % ABV
Amargor: 24 IBU
Cor: 6,7 EBC / 3,1 SRM
Calorias: 131 kcal / 300 ml
Ingredientes orgânicos: 99 %
Embalagem: garrafa 375 ml
Descrição Sensorial
Cerveja clara tipo Saison com Goiaba.
O aroma da cerveja combina o caráter frutado e levemente ácido do fermento com a fruta goiaba, que tem aroma doce e levemente almiscarado. Riqueza e complexidade estão presentes aqui, com aromas de especiarias e frutas tropicais. A fermentação desta cerveja ocorre em temperaturas mais altas que a maioria das outras Ales, enriquecendo o caráter frutado da receita.
O sabor da cerveja segue o aroma, refrescando o paladar e provendo uma explosão de sabores e sensações, com destaque para o gosto da goiaba e as características frutadas e cítricas da bebida. O amargor proveniente do lúpulo é moderado, mas presente, para o melhor equilíbrio do conjunto.
A cerveja tem cor dourado-palha e apresenta média turbidez, natural por não ser filtrada. A espuma branca é fina e generosa, com média retenção.
A carbonatação é médio-alta e o corpo é bastante seco, aumentando a sensação de frescor e se assemelhando ao champanhe, enquanto valoriza a produção local de maltes e frutas brasileiras.
História e Cultura
O estilo Saison surgiu nas fazendas do sul da Bélgica (especialmente Wallonia) e norte da França. A cerveja era feita no outono e inverno, fermentando no inverno e primavera, antes do advento da refrigeração artificial. Durante o verão, época das colheitas, a cerveja Saison matava a sede dos trabalhadores sazonais (les saisonniers). Embora o estilo tenha se modificado ao longo do tempo, apresentando maior teor de álcool nas versões modernas, as Saisons tinham em comum características de frescor e leveza, além de utilizar ingredientes locais, colhidos na própria fazenda. Estes ingredientes poderiam incluir frutas e temperos, além dos maltes e lúpulos da região.
Na Saison da Steinhaus, a fruta escolhida para enriquecer a cerveja foi a Goiaba, pelo seu caráter de sabor e aroma. Da família Myrtaceae, a Goiaba é nativa do Brasil e muito comum em nossos pomares, sendo muito rica em vitamina C (mais que a laranja ou o limão), além de conter vitaminas A e do complexo B e sais minerais como ferro, fósforo e cálcio, além do antioxidante licopeno.
Serviço
Temperatura ideal: 4 a 8 °C
Copo: Tulipa, Snifter ou Goblet
Harmonizar com: Queijos Camembert, Feta, Chevre, comida asiática, tipo tailandesa, sorvete de limão, doces com gengibre.