Ingredientes:
Água; Malte Pilsen orgânico, malte de trigo orgânico; Fermento Nottingham Danstar, de origem inglesa, levemente frutado. Lúpulos Magnum e Mittelfruh, tradicionais variedades alemãs.
Extrato original: 11,5 ° P / 1046 SG
Álcool: 5,2 % ABV
Amargor: 20 IBU
Cor: 6,7 EBC / 3,4 SRM
Calorias: 128 kcal / 300 ml
Ingredientes orgânicos: 99 %
Embalagem: garrafa 500 ml
Descrição Sensorial
Cerveja clara tipo Blonde Ale.
O aroma é levemente frutado, com presença de maçã e mel. Notas de caramelo e pão quente aparecem, aromas oriundos dos maltes utilizados na receita. Leve detalhe cítrico e floral complementa o aroma, exibindo as características dos lúpulos utilizados.
O sabor se apresenta doce no início, de forma semelhante ao aroma, exibindo o caráter maltado e frutado da cerveja. O final da cerveja é mais frutado, com uma gama complexa de sabores, combinando um leve amargor, que se faz presente, somente para equilíbrio, sem destaque para o lúpulo no sabor.
A cerveja é de um tom entre dourado e palha, apresenta leve turbidez, por não ser filtrada. A espuma é branca e densa, com boa formação e retenção.
A cerveja tem o corpo médio-leve, moderada em todos os quesitos de sabor e potência, sendo indicada como uma bebida refrescante, para os dias de calor, bem como uma cerveja de entrada, para iniciar a viagem de descobrimento das cervejas artesanais.
História e Cultura
A história do estilo Blonde Ale, não é muito longa, mas tem raízes antigas. O estilo, que é moderno, foi apresentado pelos cervejeiros artesanais como uma alternativa à cerveja de massa, uma transição para as artesanais, mais saborosas e diversas. Ela tem semelhanças com outros estilos de cervejas claras e leves, como Koelsch, Pale Ale e Lager. Nos Estados Unidos, ela tem origem nas “Cervejas de jantar” ou Sparkling ales. Na Inglaterra, seria conhecida como Summer Ale ou Golden Ale. O estilo é bastante difundido na Bélgica também, apresentando cervejas mais alcoólicas e frutadas, com frequência.
É um estilo popularizado ao redor do mundo, principalmente entre as micro-cervejarias, sendo encontrado em muitas versões, de acordo com interpretações e ingredientes locais. O trigo é utilizado com frequência nas receitas de Blonde, sendo o caso da Blonde Steinhaus, que leva 10 % de trigo, em relação à cevada.
Esta cerveja é bastante apropriada para ser tomada em garrafas ou em chope, pois tem grande aceitação do público em geral, por ser leve, saborosa e refrescante.
Serviço
Temperatura ideal: 1 a 5 °C.
Copo: Caldereta, Tulipa, Caneca.
Harmonizar com: Queijos Chevre, Brie, Muzzarela, bruschetas, pizza, salgados fritos, saladas e doces de frutas.