American Rice Beer

American Rice Beer

Ingredientes:
Água; Arroz orgânico integral, malte Pilsen orgânico, malte Caramel Pils orgânico, malte CaraHell orgânico; Lúpulos Magnum e Saaz. Fermento US-05.

Extrato original: 10,70 ° P / 1043  SG
Álcool: 4,7  % ABV
Amargor: 18  IBU
Cor: 6,3 EBC / 3,2 SRM
Calorias: 128 kcal / 300 ml
Ingredientes orgânicos: 98 %
Embalagem: garrafa 500 ml



Descrição Sensorial
Cerveja clara de arroz.
O aroma da cerveja combina as características dos cereais, cevada e arroz, com o lúpulo, Saaz, de origem tcheca, com perfil floral, característico de várias cervejas do estilo Pilsen.
O sabor, acompanhando o aroma, é leve e refrescante, com leve dulçor inicial, seguido de notas florais do lúpulo. O arroz dá um toque muito sutil no sabor, deixando a cerveja saborosa e suave, com final seco e levemente amargo.
A cerveja tem cor clara, como palha, com um toque dourado, com levíssima turbidez, quase translúcida, por não ser filtrada. A espuma, de cor branca, apresenta textura fina e boa formação.
A cerveja tem o corpo bastante leve, sendo fácil de beber, apropriada para diversas ocasiões do cotidiano, ou para comemorar as conquistas do trabalho cooperativo.

História e Cultura
A cerveja Terra Livre surgiu da parceria da Coopernatural com a Cootap, aproveitando a produção local de arroz orgânico. O MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – é o maior produtor de arroz da América Latina, envolvendo mais de 600 famílias gaúchas na produção, que acontece em 22 assentamentos diferentes, gerando renda e trabalho em terras que antes eram improdutivas. O arroz utilizado não é malteado, indo diretamente dos silos dos produtores de arroz para a cervejaria, onde é combinado com a cevada, que é malteada, contribuindo com as enzimas necessárias para a produção da cerveja.
O estilo que inspirou esta receita de cerveja é o American Wheat Beer, pelo perfil sensorial leve e refrescante e facilidade de produção. Diferente das cervejas de trigo alemãs, este estilo não tem os ésteres frutados que lembram banana e cravo, devido ao fermento utilizado, que é bastante neutro, deixando lugar para que os cereais e os lúpulos se destaquem no sabor e aroma. No lugar do trigo, no caso do estilo original, entra o arroz, ainda que utilizado em grande proporção em relação à cevada, 50%, tem sabor mais delicado.
O MST foi criado em 1984, e desde então luta pela reforma agrária e soberania alimentar, organizando trabalhadores e trabalhadoras na produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos ou transgênicos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.

Serviço
Temperatura ideal: 1 a 5 °C.
Copo: Caneca, Americano ou Lager
Harmonizar com: Queijos Colonial, levemente maturado ou Minas, biscoitos salgados, castanhas e pratos defumados.

 

Solicitar Contato
cervejasteinhaus@cervejasteinhaus.com.br