Cervejaria SteinHaus

A primeira cervejaria do Brasil com produção 100% orgânica e sustentável.

Um conjunto de esforços de vários parceiros originou a obra da construção da Cervejaria SteinHaus, onde foi assentada pedra por pedra e se fez a utilização de ferramentas manuais como o castilhador, marreta e ponteiro. O resultado foi um trabalho artesanal na pedra basalto. Estas pedras se originaram no meio das roças e até então eram um estorvo na lavoura de cevada. Foram necessárias 33 mil unidades para a construção e isso originou o nome da cervejaria cuja tradução é Casa de Pedra.

Somos uma pequena cervejaria com baixa capacidade de produção, o que nos confere uma dinâmica diferenciada na produção e na criação de receitas de cervejas produzidas de forma artesanal.  Utilizamos somente grãos de produção orgânica, produzidos por agricultores familiares da Serra Gaúcha. Acreditamos que a cerveja pode ser muito mais que uma simples bebida, mas sim uma experiência sensorial única e por isso usamos somente grãos produzidos de forma sustentável em terras próximas a unidade de produção.

Nossos agricultores são dedicados e produzem com a biodiversidade, diversificam as culturas dentro de uma mesma área, o que notoriamente lhe proporciona mudanças. O agricultor novamente verifica que ainda existem inimigos naturais na natureza. O que faltava para eles se instalarem era justamente uma biodiversidade na área de plantio. Não plantamos somente cevada na mesma lavoura. Sempre intercalamos com outras culturas como erva mate, araucárias, e isso acontece com toda nossa produção. Não somos mais inimigos do inço e sim o ajudamos a se instalar na nossa lavoura. A erva daninha é estritamente necessária para termos um bom fruto no na produção.

Na agricultura agroecológica, produzimos de acordo com os princípios da natureza, sempre com ela e a favor dela. Algumas das nossas propriedades são verdadeiros santuários de flora e fauna. Somente interferimos na natureza para corrigir os desequilíbrios que o homem causa e a planta corresponde com frutos lindos e saborosos, pois tudo que fizemos é feito com amor. Todos os nossos produtores produzem porque gostam de produzir e quando você faz algo que gosta na verdade você nem chama aquilo de labor e sim, satisfação.

No Sul do Brasil, principalmente na nossa região, existe uma tradição em formar cooperativas. Somos de origem alemã e na Alemanha é tradicional a formação de cooperativas. Somos um povo muito unido. A primeira cooperativa do Brasil nasceu aqui, numa experiência do Padre Jesuíta Theodor Amstad, que chegou ao país em 1890 fundando a primeira Cooperativa no Brasil aqui em 1902.

A cervejaria SteinHaus faz parte da Cooperativa Coopernatural, a qual nasceu da vontade de onze produtores rurais  que fundaram a Associação Vida Natural  em agosto de 2001 e da qual surgiu em 21 de setembro de 2004 a Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (Coopernatural).


Contato

E-mail: cervejasteinhaus@cervejasteinhaus.com.br